Rotary Club Hermann Blumenau comemora 34 anos de fundação

Com a entrega do Troféu Paco Péricas para a voluntária Elizabeth Rebellato, presidente da Casa da Esperança, o Rotary Club comemora nesta quarta-feira, 09 de setembro, seus 34 anos de fundação. A solenidade será no Teatro Carlos Gomes, iniciando às 20 horas.

O Troféu Paco Péricas 2014 é concedido anualmente pelo Rotary Club Hermann Blumenau para pessoas que se destacam em ações de responsabilidade social. Ele foi instituído em 2001 pelo Clube e leva o nome de Francisco Adell Péricas Y Péricas, mais conhecido como Paco Péricas, um espanhol radicado em Blumenau, fundador da Associação Blumenauense de Amparo ao Menor (Abam). Elizabeth será a 15ª pessoa a receber a honraria.

Elizabeth preside a Casa da Esperança, fundada em 1979, e que junto a Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos, na rua da Glória, número 888. A entidade desenvolve ações que atendem atualmente 140 crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, em virtude da vulnerabilidade de suas famílias, na faixa etária dos 5 aos 15 anos.

Um pouco da história do Hermann

Foi em meio a um período de grande turbulência mundial e de reabertura democrática no Brasil que, no ano de 1981, começou a surgir uma rica história de companheirismo e solidariedade. Já se passavam 23 anos sem a criação de um clube de Rotary em Blumenau, quando os empresários Rolf Ehlke, Hans Schadrack e Ruy Willecke incentivaram um grupo de 27 jovens profissionais para fundar um novo clube.

Os encontros começaram no início do ano, mas somente no dia 2 de setembro era fundado oficialmente o Rotary Club Hermann Blumenau, em uma reunião festiva, nas dependências do Tabajara Tênis Clube com a presença dos 27 companheiros fundadores. O advogado Celso Garcia seria eleito o primeiro presidente.

Nos primeiros anos de sua história, o Hermann Blumenau fez suas reuniões no Grande Hotel, no Clube 25 de Julho e no Tabajara, até se abrigar em definitivo nas dependências do Teatro Carlos Gomes. Dos 27 fundadores, quatro permanecem ainda no Clube: Manfredo Bubeck, Osmar Ricardo Labes e Roberto Ehlke e Sérgio Fernando Hess de Souza. Atualmente o clube conta com 46 companheiros associados.

Uma história de solidariedade

Sintonizado com o ideal rotário, o Rotary Club Hermann Blumenau sempre se destacou em suas ações, com o grande envolvimento comunitário dos seus companheiros. Já de início, o Hermann deixou sua marca de envolvimento comunitário.

Participou ativamente da promoção “Festa da Criança”, destinada aos jovens carentes do município. Nas enchentes de 1983 e 1984, o Hermann teve participação fundamental no projeto de reconstrução, com cadeira cativa nos conselhos especiais criados naquela oportunidade.

No Vorstadt, construiu uma casa para uma família que teve os bens sucumbidos pela cheia. Alguns sócios, também vítimas das cheias, não mediram esforços para auxiliar o próximo.

Em sua história mais recente, o Hermann plantou a semente para fazer um Natal Sem Fome em Blumenau, arrecadando mais de 300 toneladas de alimentos em 14 anos. Destaque ainda para o Sonho de Natal, onde crianças e adolescentes realizam seu desejo, ganhado bicicletas e material escolar.

Nos anos de 2002, 2003 e 2009, o Hermann promoveu o Futebol Beneficente, trazendo para cidade grandes estrelas que fizeram história nos campos do Brasil e do mundo, como Cafu e Dunga. Foram 7,5 mil toneladas de alimentos arrecadados nas promoções de 2002 e 2003 e R$ 22 mil no futebol beneficente de 2009

Participação ativa no RI e Distrito

O nome do Rotary Club Hermann Blumenau atravessou fronteiras, sempre ativo nas ações patrocinadas pelo Rotary International. Levou três associados para o intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE), na condição de team leader: Índia (1996), Nigéria (1999), Canadá (2006), EUA (2003).

No Distrito 4650, o companheiro Sergio dos Santos Correia foi Governador Distrital na gestão 2006/2007 e outros tantos ocuparam funções no Conselho Diretor. Foi ainda padrinho da fundação de quatrovclubes: o Blumenau-Açu (1990), do Rotary Club de Gaspar (1991), do Blumenau Centenário (2007), do Rotaract Munique (2010) e mais recentemente do Ipê Blumenau.

A participação das mulheres dos companheiros em ações do Clube ou por intermédio da Casa da Amizade também é ampla. Seis companheiras, esposas de rotarianos do Hermann, presidiram a Casa da Amizade.

Giovani Vitória | Jornalista | Rotary Club Hermann Blumenau (Comissão de Imagem Pública)

Localizar site dos clubes