Como foi o Seminário de Desenvolvimento do Quadro Associativo e da Fundação Rotária

O auditório da Uniasselvi de Timbó ficou lotado durante a realização do Seminário de Desenvolvimento do Quadro Associativo e da Fundação Rotária, manhã do último sábado, dia 18 de julho. O evento abriu com a apresentação do Coordenador Regional do Desenvolvimento do Quadro Associativo, César Augusto Scherer, do RC de Marechal Cândido Rondon Beira Lago/PR, distrito 4640. Sua coordenadoria abrange uma parte do Estado de SP, todo PR, SC e RS.

Ele falou sobre a importância do crescimento do quadro associativo dos Rotary Club, retenção de associados, instrução rotária constante, como também da necessidade de fundação de novos clubes nas cidades com mais de 10 000 Habitantes, onde não existe nenhum Rotary Club.

O Distrito 4640, de onde o Coordenador pertence, possui mais de 2.800 rotarianos. É o Distrito mais números do hemisfério sul e continua com bom crescimento, graças a bons projetos humanitários, também a divulgação, por meio da imagem pública.

 

Logo após, foi a vez do companheiro Demerval Mafra do RC de Timbó Pérola do Vale, presidente do DQA do distrito 4650. Ele fez um exercício prático, separando os rotarianos em salas de aulas, nas 11 áreas distritais, sendo coordenados pelos Governadores Assistentes. Juntos, montaram uma estratégia para a expansão de novos clubes nas cidades onde ainda não existe.

Cidades como Pomerode, Ituporanga, Ibirama, Barra Velha, Balneário Barra do Sul, Luís Alves, Ilhota, Schroeder, Campo Alegre, Itaiópolis, Benedito Novo, Witmarsun, Victor Meireles, Agrolândia, entre outras, além de bairros populosos de diversar cidades, estão nos planos para futuras expansões.

Fundação Rotária

Paulo Augusto Zanardi, Coordenador Regional da Fundação Rotária de todo Sul do Brasil, pertencente ao RC de Curitiba-Industrial, falou sobre a necessidade de doação para a FR, para atender inúmeros projetos em todo o mundo. Não apenas a pólio, mas todas as áreas. Alertou que um terço da população mundial não tem abastecimento de água limpa. Várias doenças ainda incomodam a população mundial, como a malária, a desnutrição infantil, cegueira, etc.

 

O companheiro EGD e presidente da Subcomissão da Pólio Plus Herbert Zimath Junior, do RC de Joinville Colon, relatou a atual situação da doença no mundo. Só faltam três países que ainda não se livraram do mal da paralisia infantil. Foi apresentado o projeto de arrecadação, com a venda de camiseta da End Pólio Now, encabeçado pelo RC de Jaraguá do Sul Vale do Itapocú.

O Companheiro Sérgio Fernando Hess de Souza, falou sobre a ABTRF, Associação Brasileira The Rotary Fundation, uma entidade nacional da FR, onde são feitas as contribuições para a Fundação Rotária, como "Empresa Cidadã" ou na opção "Seguro Solidário". Nessa modalidade, uma parte do lucro das seguradoras é repassada para a Fundação Rotária. O Distrito 4650 tem crescido a cada ano, com a adesão cada vez maior de empresas.

 

As empresas contribuintes têm seu nome divulgado no site do Distrito: http://www.rotary4650.org.br/home, com um espaço para propaganda

Redação: Giovani Vitória | Jornalista/Rotariano | Rotary Club Hermann Blumenau | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4650 | Gestão 2015/2016

Foto: Divulgação

Localizar site dos clubes